segunda-feira, 17 de junho de 2013

Falando sobre: Oscar Wilde

Oscar Wilde é um dos autores que eu mais admiro. Um dos seus primeiros contos que eu li foi o Príncipe Feliz, uma linda história de uma amizade entre um passarinho e uma estátua.
Fui me aprofundando cada vez mais em busca de seus contos e gosto muito deles. Os contos de Oscar Wilde, (a maioria é claro), sempre se acaba triste, (na opinião no final da história sempre tem uma moral escondida), um exemplo de conto assim é o Rouxinol e a Rosa; Um jovem apaixonado está em busca de uma rosa vermelha para que sua amada dance com ele no baile. O Rouxinol escutando aquela triste história, dá sua vida para que nasça a rosa mais vermelha do jardim. No final o jovem é trocado por outro e, de nada valeu o sacrifício do Rouxinol. Oscar Wilde é também o autor do célebre livro O Retrato de Dorian Gray.

Oscar Wilde, cujo nome verdadeiro era Oscar Fingal O' Flahertie Wills, nasceu na Irlanda. Descendia de uma família ilustre, sua mãe era escritora e tinha um temperamento bizarro. Se formou em Oxford onde foi estimulado a escrever pois tinha uma inteligencia muito grande.

Oscar foi o maior contribuinte para a sua própria vergonha e ruína. Foi preso por dois anos, por ter feito injúrias ao pai de seu amigo íntimo. Depois de ser posto em liberdade Wilde, banido pelo escândalo deixou sia pátria e foi viver miseravelmente na África, Itália e França.

Morreu em um hotel pobre de "Rive Gauche" em Paris. Sua obra sempre querida, exibe magnificência do admirável gênio frustrado pela desgraça.
(Pequenos trechos tirados da contracapa da edição especial Saraiva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário