quinta-feira, 6 de junho de 2013

Você tem medo de ser rejeitado(a)?



Não somos seres perfeitos, não conseguimos agradar á todos, e essas duas coisas todo mundo já sabe. Mas e quando você se vê em uma relação com o outro. E eu não só estou falando de relacionamentos amorosos, mas também estou falando de amizade, e em todos que nos cercam em geral.
É difícil assumir nossas escolhas na frente das pessoas, pois sempre haverá pessoas que lhe jogaram pedras com criticas destrutivas. As pessoas aconselham que nos afastemos de pessoas assim, que sempre tem criticas destrutivas para nossas opiniões e escolhas.
O ser humano vive em torno da opinião alheia, e isso foi comprovado cientificamente, muitos de nós não conseguem sobreviver sem que alguém palpite em algo que nos pertence. O exemplo mais visto e mais acontecido com todos, é se sentir bem em alguma roupa. Você já notou que quando veste uma roupa, você sempre pergunta a opinião de alguém que está naquele momento lá, isso acontece em lojas, em casa, em qualquer lugar. Se a roupa que você acaba de colocar ficou boa em você e você se sentiu confortavelmente bem, há sempre alguém pronto para lhe dar um palpite contrário.
E eu sei por experiência própria que se você escutar de tal pessoa que aquela roupa não ficou boa, na hora você ira se sentir mal dentro dela. O jeito mesmo é não pedir a opinião de ninguém e sim se olhar no espelho e se sentir maravilhosamente bem consigo mesmo. Mas será que você consegue, controlar o impulso que qualquer ser humano tem de pedir uma opinião? Posso dizer que certas opiniões só servem para atrapalhar a nossa vida, pois elas são opiniões destrutivas e que acabam com qualquer um.

Em um relacionamento a opinião conta muito, para todos. Sempre queremos estar em constante contato positivo com o parceiro que mantemos relações sentimentais. O seu parceiro pode ter a opinião certa do que fica bom ou não em você, já que ele te conhece muito bem. E depois, quando você se envolve mais profundamente com a pessoa, e o medo da rejeição começa a crescer em seu coração, depois de tantos anos de namoro, será que seria necessário sentir medo de ser rejeitado? Seu parceiro já não está tantos anos com você, porque ele te rejeitaria? Uma pergunta muito significativa aqui.
Creio eu que quando temos pequenas diferenças de gostos com nossos parceiros, temos medo de ser trocado por uma pessoa que tem exatamente todas as afinidades do companheiro (a). Você cria um medo irreal, pois se a pessoa está com você por um longo período de tempo, é porque ela te ama do jeitinho que você é, que ela não quer outro, a não ser você mesmo.
Claro que quando estamos em um relacionamento, e há pequenas diferenças significativas, ambos os lados tem que ceder e ser flexíveis conforme o gosto diferente de cada um. É por isso que muitos afirmam que os oposto se atraem, mas é muito difícil manter uma relação com o oposto, se este só quiser sempre ter a razão.
Há dois lados da moeda, a cara e o coroa, ambos ao mesmo tempo são iguais e diferentes. É mais ou menos isso o que eu queria dizer, comparando um relacionamento a uma moeda. Mas pelo visto não deu muito certo.
Quando um dos parceiros começa a ceder exageradamente para o outro, a relação vai ficando difícil, o outro que cede mais, acaba percebendo que o seu parceiro já acomodado com a situação, não dá a mesma atenção, o mesmo carinho, aos seus gostos. O que complica a relação. Um perde se totalmente a identidade, o outro se acostuma a só receber, nunca dar de volta. E isso faz com que a relação fique monótona e no final que acabe.

Temos que compreender que há ser humanos que tem certos gostos iguais aos nossos, nunca encontraremos uma pessoa exatamente igual a nós mesmos, então por isso temos aceitar as diferenças, escolhas, opiniões, gostos de cada um. Ninguém é igual a ninguém, temos partes que se encontram mas elas nunca serão iguais. Eu sempre acreditei que quando se entra em um relacionamento não é pra ela mudar, ou tentar mudar um ao outro, é pra ela se sentir bem consigo mesma e com a pessoa ao lado dela, é pra ela aprender a aceitar as diferenças, aprender a conviver com as diferenças, saber dividir, aprender a ceder, a ajudar e aprender coisas novas, como jogar, etc. Um relacionamento é algo que você pode ser você mesmo sem medo de ser rejeitado, é ser aceito e ser amado como é, só isso é assim que eu sempre pensei.

É claro que todos os dias a mudanças significativas nas nossas vidas, a gente nunca continua o mesmo, mas não tem que mudar pra pior e sim pra melhor, aprender a respeitar as diferenças do parceiro e saber respeitar a sim mesmo, se amar, ser aceito por si mesmo. Enfim, temos que nos amar sempre e sempre, e aprender que um dia ou outro seremos rejeitados por alguém, somos nós mesmos, e isso não agrada muita gente. Então aprenda com os erros acertos, e nunca fique vivendo sobre uma sombra de um medo.
Se bem que quando você tem medo de algo você não vive, porque você fica em constante pensamento de que aquilo pode acontecer bem agora. Então só viva mesmo, e aproveite cada momento, todos eles sempre tem uma lição pra te ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário